Canudo vale mais do que emprego
Canudo vale mais do que emprego
Formados não tentam exercer a profissão e insistem em ser universitários desempregados
Fernanda Thurler
Apenas 15% dos alunos que adquiriram formação técnica estão no mercado de trabalho na área em que são formados. O dado é do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), mas o governo estadual acredita que se reflita nos alunos egressos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Para analisar se isso é verdade ou não, o secretário Alexandre Cardoso criou um grupo de trabalho, cujo resultado pode provocar mudanças no ensino técnico.
– Hoje o aluno vai para uma escola técnica porque sabe que o ensino médio é de qualidade. Ele se forma, mas faz vestibular para outra área. Todo o dinheiro gasto pelo estado para formar técnicos é usado para os alunos entrarem na faculdade. Ou mudamos o conceito de escola técnica ou o estado vai ficar no prejuízo.
O fato é que há carência de mão-de-obra técnica para trabalhar, por exemplo, em estaleiros, na área de petróleo e gás, no arco rodoviário.
– O desafio é mostrar a um jovem de 14, 15 anos as oportunidades de trabalho na área técnica – acrescenta a professora Márcia Farinazo, designada para o grupo de trabalho. – E isso só é feito com orientação pedagógica. É injusto cobrar de um adolescente uma definição profissional. Muitos não têm consciência do que buscam.
Uma opção já levantada pelo grupo de trabalho é cobrar a definição da especialização do aluno apenas a partir do segundo ano. As aulas do primeiro seriam como as do ensino médio tradicional.
– A escola tem de dar a oportunidade de o jovem conhecer as diferentes áreas, para que possa se decidir – complementa Márcia.
Além desses problemas, o ensino técnico encontra uma barreira no preconceito da sociedade, destaca o ex-presidente da Faetec Cláudio Mendonça.
– O ensino superior dá uma melhor perspectiva de remuneração. No entanto, na prática, a área técnica oferece mais chances de inserção no mercado de trabalho. Hoje o vestibular não é mais um desafio, é uma aspiração natural.
Mendonça relembra que, em 1993, Darcy Ribeiro já lhe apontava que o ensino técnico consumia os recursos do estado sem retorno.
– O estado deveria investir na concomitância externa, em que o aluno faz o ensino médio regular e, fora da escola, procura uma especialização. Para isso há uma tendência de pessoas interessadas.
Segunda-feira, 23 de Março de 2009 - 00:00
Página 11 de 11
Notícias Recentes
- Mais além do princípio do prazer – uma leitura em Freud e Derrida
- Plano de Integridade SEENEMAR
- Ofício MEC SEENEMAR 1 e 2
- Minuta Regimento Interno SEENEMAR
- NT 01.4/2023 - Educação Profissional com focos em Eficiência Energética e Economia do Mar
- Crise das Distribuidoras de Energia Elétrica
- Ofício SEENEMAR 23/2023
- PL Relações de Consumo - Energia Elétrica
- Ecossistema de Eficientização Energética
- Sistema de Acompanhamento em tempo real em Coworking
Get the Flash Player to see this player.
Get the Flash Player to see this player.
Online agora
Visitas
Links
Blog Cláudio Mendonça.
Girl Rising uses storytelling to inspire action that gets girls into classrooms worldwide.Veja o Video
Secretaria de Estado de Educação - Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Sistema de informações, pesquisas e estatísticas educaciionais. Acesso a publicações e resultados de avaliações de ensino.
Ministério da Educação - Informações sobre a educação no Brasil, programas e projetos, notícias, e links de interesse.
Fundação Darcy Ribeiro.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
EdTrust works for the high academic achievement of all students at all levels, kindergarten through college.
Folha Dirigida. O melhor site de concurso do Brasil.
Planos de aula, reportagens sobre ensino e aprendizagem
Educação no Brasil. Veja os principais resultados para as metas estipuladas pelo Todos Pela Educação. Aqui você acessa e analisa os números...
Portal da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.
Acesso ao Blog Sorority Brasil
Acesse o Instagram do Sororidade
Not Found
The requested URL /get.php was not found on this server.