A geração tablet - Na sala de aula
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A reclamação de Victória é considerada pelas Escolas. “Os alunos carregam, em média, cinco livros por dia, a adoção de um tablet facilitaria muito o transporte de material”, comenta André Frattezi, coordenador da disciplina de física em um colégio particular de Brasília.
A escolha do gadget para a sala de aula, no entanto, exige uma série de definições: qual será o modelo, se haverá um modelo único para todos, como será feita a conexão por internet, se a Escola vai fornecer o tablet, se os estudantes terão de comprar o aparelho e por aí vai.
Tantas perguntas não desencorajam os especialistas. “Acreditamos que os tablets representam aquilo que foi imaginado há 10 anos, a verdadeira entrada da informática naEducação”, aposta Fratezzi. Isso porque esse tipo de equipamento permite que os alunos tenham acesso a recursos audiovisuais dentro da sala de aula, sem precisar ir a outro lugar onde há computadores.
O professor da Universidade de Brasília (UnB) Gilberto Lacerda, especialista em tecnologias na Educação, ressalta que estudos internacionais indicam a melhora qualitativa na aprendizagem com o uso de aparelhos como os tablets.
“Os estudos ainda são escassos, mas a maioria das hipóteses indica que há aumento da criatividade e da motivação com a adoção dessas tecnologias”, afirma Lacerda. O problema, diz o professor, é que as Escolas também precisam aprendem durante esse processo. “Nós estamos vivendo uma revolução tecnológica, estamos em plena efervescência. Se oseducadores não se adaptarem, ficarão passando ao largo dessas possibilidades.”
Fonte: www.todospelaeducacao.org.br
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