O Ideb II
Falamos, anteriormente, sobre o Ideb, o novo indicador educacional do Ministério da Educação (MEC). Ele pretende comparar uma escola com outra, o que é muito difícil por se tratarem de realidades
bem distintas. O outro caminho é comparar a escola com ela mesma no ano anterior. Aí se corre o risco de premiar a escola que tem uma história medíocre e que conseguiu uma melhora bem mais rápida do que a outra, que há muitos anos tem bom desempenho e não consegue dar, por isso mesmo, um salto de qualidade. Outro aspecto é perceber que as escolas públicas que selecionam alunos no ingresso por notas ou por meio de provas acabam tendo um alunado com uma melhor performance do que aquela que aceita alunos de forma indiscriminada, conseguindo fazer um bom trabalho com um grupo mais heterogêneo. Enfim, colocar uma idéia em prática é naturalmente difícil. Quando essa idéia envolve a avaliação de pessoas, o desafio é ainda mais complexo. E quando se trata de educação as exigências do sistema são ainda maiores.
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