Sexta Abril 19 , 2024
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Educação Básica no Brasil

Claudio Mendonça - Secretário Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Qual o diagnóstico que você faz da educação básica no Brasil? Quais os principais problemas, avanços e retrocessos que a educação vive?

O grande avanço da educação básica no Brasil foi atingir quase a universalização do atendimento à criança no ensino fundamental. O passo seguinte é perseguir a melhoria da qualidade nesse nível e expandir a oferta do ensino médio. Mas, paralelamente, a educação precisa encontrar soluções para problemas que afetam diretamente à criança, como o trabalho na idade escolar, a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais e o acesso a escolas em diversas regiões do país.

Na sua opinião, qual é o principal desafio para alavancar o desenvolvimento e a qualidade da educação em nosso país?

As famílias brasileiras acreditam na escola. É preciso que a escola acredite na criança brasileira, criando oportunidades de tornar a unidade escolar um ambiente prazeroso para o aluno, por meio de metodologias inovadoras que valorizem a troca de conhecimentos e fomentem a auto-estima do aluno e sua permanência maior no ambiente escolar.

No Rio de Janeiro, quais são os principais desafios enfrentados pelo governo estadual na área?

O Estado do Rio de Janeiro enfrenta uma dificuldade histórica, que é responder pela educação fundamental de 1ª a 8ª série na maioria dos municípios. O grande desafio é conseguir a médio prazo especializar as redes estadual e municipal, de forma a cumprir o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases, para que o Estado se volte efetivamente para o atendimento de jovens no ensino médio e ensino de jovens e adultos no ensino fundamental e médio. Desde 2004, o Estado do Rio vem promovendo ações junto às prefeituras, no sentido de facilitar a transferência de responsabilidades da educação infantil e primeiro segmento do ensino fundamental.

O segundo grande desafio, delineado por preocupantes indicadores educativos da rede estadual, leva a propor ações que objetivem a melhoria da qualidade de ensino, por meio do aumento da taxa de aprovação, redução do índice de evasão e restabelecimento do fluxo escolar na educação básica.

Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO - EDIÇÃO 100



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